40 anos do Hospital Pitangueiras: uma história de tradição e excelência da qual você faz parte!

Pioneiro no cuidado ao paciente, o Hospital está no ranking de Melhores Hospitais do Brasil elaborado pela revista Newsweek em parceria com a empresa global de dados Statista. Além disso, a unidade é certificada com a acreditação ONA III, nível máximo de excelência no atendimento.

Em maio de 2022, o Hospital Pitangueiras, localizado em Jundiaí, completa 40 anos. Com uma história de tradição e excelência – trilhada com muita dedicação, investimento e confiança -, somos referência no atendimento ao paciente e procedimentos de alta complexidade na região. 

Para lembrar um pouco dessa trajetória, convidamos você a voltar no tempo com a gente. Dez anos depois da inauguração, em 1992, alcançamos o nosso primeiro marco: a primeira cirurgia por videolaparoscopia da região para extração de uma vesícula. Bem sucedida, hoje, 30 anos depois, já realizamos mais de 10 mil cirurgias do aparelho digestivo pelo mesmo método no hospital. 

Na década seguinte, em 2002, realizamos o primeiro transplante renal da região. Esse pioneirismo, que reúne investimentos em equipe, infraestrutura e tecnologia de ponta, se transformou em uma das marcas da nossa instituição ao longo desses 40 anos.

Mas não paramos por aí! Em 2005, nos tornamos o único hospital da região a conquistar o selo ONA 3, acreditação máxima emitida pela Organização Nacional de Acreditação – uma entidade que avalia a qualidade dos hospitais a partir de seus processos, protocolos de segurança, atendimento e aplicação de tecnologias. 

Já em 2018, tivemos mais um marco e demos um novo passo rumo ao nosso propósito de oferecer medicina de qualidade. O Grupo Sobam – que inaugurou o Pitangueiras em maio de 1982 – passou a fazer parte do UnitedHealth Group, a maior empresa de saúde do mundo e que gere também a operadora de planos de saúde Amil. 

Com isso, passamos a integrar o grupo de hospitais próprios da Amil distribuídos entre São Paulo e Rio de Janeiro. Como resultado, em 2021 e em 2022, figuramos a lista de Melhores Hospitais do Brasil elaborada pela revista norte-americana Newsweek em parceria com a empresa global de dados Statista.

Hoje, temos mais de 750 colaboradores entre as áreas assistencial e administrativa e mais de 650 médicos compondo o corpo clínico. Dispomos ainda de 164 leitos, 8 salas de cirurgia e 20 consultórios, além de unidades de terapia intensiva adulta, neonatal e pediátrica, distribuídos em 11 mil m².

O tamanho e a relevância da nossa unidade para a saúde da região também podem ser traduzidos em números. São realizadas entre cirurgias, partos e outros procedimentos uma média de 1.100 intervenções mensais. No pronto-socorro, 20 mil atendimentos são registrados mensalmente e são realizados em média 2.200 tomografias, 4.700 raios-X e quase mil ultrassonografias.

Toda essa trajetória não poderia ser construída sem nossos colaboradores e pacientes, que nos movem e nos motivam a continuar evoluindo e investindo para oferecer melhores procedimentos, estrutura completa e atendimento de qualidade.