Incentivo ao aleitamento materno
O melhor método de fornecer nutrientes para o crescimento e o desenvolvimento de um recém-nascido é através do aleitamento materno.
Todas as mães podem amamentar, salvo raras exceções. O aleitamento materno exclusivo é recomendado até seis meses de idade, e juntamente com alimentos complementares até os dois anos de idade ou mais.
Muitas vezes a amamentação deve ser aprendida para ser prolongada com êxito. A prática não é totalmente instintiva no ser humano. Por isso nossa equipe de enfermagem e de fonoaudiologia é capacitada para auxiliar nessa fase de tanto aprendizado.
O primeiro leite produzido no final da gravidez, o colostro, é recomendado pela Organização Mundial da Saúde como o alimento perfeito para o recém-nascido e deve ser iniciada na primeira hora após o nascimento. O leite humano não contém apenas nutrientes em quantidades ajustadas às necessidades nutricionais e à capacidade digestiva e metabólica da criança, contém também fatores protetores e substâncias bioativas que garantem sua saúde e o crescimento e desenvolvimento plenos.

Banco de leite humano
Um centro especializado no incentivo e apoio ao aleitamento materno, o Banco de Leite Humano recebe a doação voluntária de mulheres saudáveis, com produção excedente de leite. Em nossa Maternidade, orientamos as mães como fazer a ordenha e armazenamento do leite. Veja como doar:
Banco de Leite Humano
Avenida Henrique Andrés, 547 – Vila Municipal. Telefones: (11) 4521-7244 e 0800-178155
Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 7 às 13 horas

Visitas ao bebê e à mãe
Os horários de visita na maternidade são de acordo com a acomodação. Todas as dependências do hospital estão equipadas com álcool gel. Oriente sua visita a higienizar as mãos antes de pegar o bebê.
Enfermaria – Se sua acomodação for enfermaria, as visitas ocorrem das 16h30 às 17h30, com limite a 2 pessoas por vez. A idade mínima para a visita é de 12 anos, exceto se for filho do casal.
Apartamentos: Para os apartamentos, das 9 horas às 21 horas, com limite de 6 pessoas, sem restrição de idade.
Testes
Ainda no Centro Cirúrgico:
Credê ocular: o colírio de nitrato de prata previne a conjuntivite gonócica
Vacina Hepatite B
Durante a Internação:
Teste do coraçãozinho – detecta problemas cardíacos
Teste do pezinho – Avalia as seguintes doenças: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e demais Hemoglobinopatias
Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase. O teste ainda pode ser mais ampliado (consulte valores)
Teste do olhinho – eventuais patologias na visão do bebê
Teste Ortolani – observa o encaixe do fêmur ao quadril
Teste da linguinha – detecta problemas de fala e amamentação
Depois da alta:
Fica agendado o Teste da Orelhinha – deve ser feito após o décimo dia de nascimento e antes de completar um mês. Detecta possíveis problemas auditivos.
Curso de gestantes
A vivência gestacional é um período muito peculiar na vida de uma mulher, e o nascimento do filho é uma experiência única, portanto, merecem ser tratados de forma singular e especial por profissionais qualificados. O grupo de gestantes possibilita o intercâmbio de experiências e conhecimentos, por isso é considerado a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação. Informações sobre as diferentes vivências devem ser trocadas entre as mulheres e os profissionais de saúde.
Agendamento: CMC – Central de Marcação de Consultas – 4583-1222
Direito a um acompanhante
Visita: Ao final do curso está incluída uma visita à maternidade
Cartório
Utilize, gratuitamente, nosso serviço de cartório para registro e emissão da certidão de nascimento. Os seguintes documentos são necessários: RG do pai e da mãe e certidão de nascido vivo, fornecida pelo hospital.
Fotógrafo
O nascimento é um momento de muita emoção, para os pais que desejam registrar com um profissional temos algumas instruções:
- Se apresentar junto com o casal no momento da internação, avisando a recepcionista
- Assinará um termo de consentimento
- Não poderá ficar como acompanhante no quarto
- Não terá direito a refeições
Doulas e enfermeiras obstetras
Permitido a entrada de doula ou enfermeira obstetra contratada pela gestante, seguem algumas instruções:
Apresentação: Se apresentar junto com o casal no momento da internação, avisando a recepcionista
Assinará um termo de consentimento
Não poderá ficar como acompanhante no quarto
Não terá direito a refeições